g2h

level

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

rocambole de mandioca e carne moida


Ingredientes
1kg de mandioca
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
recheio
1/2 maço pequeno de manjericão
2 tomates médios sem pele e sem sementes
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
3 dente de alho amassados
1/2 kg de carne moída
3 colheres (chá) de sal
cobertura
1 gema
2 colheres (chá) de sementes de erva-doce

modo de preparo

Massa: descasque a mandioca, lave-a e corte em pedaços uniformes. Coloque numa panela com 1,5 litro de água e metade do sal. Leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até a mandioca ficar macia.

Retire do fogo, escorra a água, elimine o fio central da mandioca e passe-a, ainda quente, pelo espremedor, aparando numa tigela.

Misture o ovo, a manteiga (reserve 3 colheres de chá), o queijo e o sal restante. Ligue o forno à temperatura média. Recheio: limpe, lave e seque o manjericão. Separe as folhas e pique-as grosseiramente. Pique os tomates em cubos pequenos.

Leve ao fogo uma panela com o óleo, a cebola e o alho e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia.

Junte a carne e refogue-a até perder a cor rosada. Acrescente o tomate, o manjericão e o sal e cozinhe até obter um molho encorpado. Retire do fogo.

Com a manteiga reservada, unte um papel-manteiga e espalhe a massa de mandioca na forma de um retângulo (36 cm x 24 cm). Distribua o molho de carne e enrole a massa no formato de um rocambole, com a ajuda do papel-manteiga. Coloque-o na assadeira.

Cobertura: bata a gema com 1 colher (sopa) de água fria e espalhe sobre a massa. Salpique as sementes de erva-doce e leve o rocambole ao forno por 50 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva quente.

fonte: http://mundodesabores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Também gosta de Receitas, entãol Adiciona

Google+ Badge